terça-feira , 13 novembro 2018

Templo japonês abre para o público em Ribeirão Pires

Lugarzinho japonês
O templo japonês Torre de Miroku, às margens da Represa Billings, em Ribeirão Pires, SP, será aberto ao público no dia 23 de agosto. O novo atrativo turístico é uma réplica da torre localizada no Templo Horyu-Ji, o templo de madeira mais antigo do mundo, que fica na cidade de Ikaruga, no Japão. O novo templo brasileiro tem 32 metros e cinco telhados que foram feitos com 13 mil telhas. Na construção, que levou 12 anos para ser finalizada, não foram utilizados pregos, nem parafusos, apenas madeiras (angelim pedra, jatobá e eucalipto) ecológicas e concreto.

Detalhes
No interior da Torre há uma escultura simbolizando Kannon, uma divindade reverenciada no Oriente (foto abaixo). Em 3D, a obra feita em blocos de madeira e folheada a ouro tem 8 metros de altura e pesa 4 toneladas. Cada um dos cinco telhados representa uma parte do corpo da divindade. O primeiro e menor de todos é a cabeça, o segundo é o pescoço, o terceiro é o peito, o quarto é a barriga e o quinto representa as pernas, como forma de alicerce. Os vitrais do templo foram criados e produzidos pela artista plástica Lilian Bomeny com cristais de Murano.

Lugarzinho japonês imagem
O templo Torre de Miroku fica em uma área de 75 mil m2, onde também foram construídas uma capela (Okunoim) onde está o desenho do Supremo Deus, representando o espírito do lugar; um espaço reservado para a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que simboliza a Kannon do Ocidente; e um espaço dedicado a São João Batista, que é o santo padroeiro do Japão. Há ainda o jardim Zen, uma mini cachoeira e lago com carpas. A proposta é oferecer um espaço para contemplação e meditação.

Visitas:
As visitas podem ser feitas de quinta-feira a domingo, das 10h às 16h (retorno ao píer). Durante o horário de verão, o último barco sairá às 18h do píer.
O acesso é apenas de barco, pela Represa Billings, através de embarcação própria do templo, com saída do Tahiti Náutica Club (Av. Palmira, 450, bairro Represa, em Ribeirão Pires).
O ingresso custa R$ 55,00 (crianças de 6 a 12 anos, estudantes e maiores de 60 anos pagam ½ entrada) e pode ser adquirido apenas através da Uakatur Agência de Viagens (www.uakatur.com.br).

Atenção: há restrições em relação às roupas dos visitantes. Não será permitida a entrada com trajes de banho, decotes no colo e costas, ombros de fora, barriga à mostra, regatas, saias e shorts curtos.

Você também vai gostar

Uma vila de conhecimento em Campinas A Livraria da Vila, recém-inaugurada na nova ala do Galleria Shopping, em Campinas-SP, é um convite a passar horas e horas mergulhado no mundo dos l...
Arte no verde das gerais   O Instituto Inhotim, em Brumadinho-MG, a 63 km de Belo Horizonte, é um local para passar o dia e não se cansar de apreciar arte contemporânea, ar...
Toda a graça da Serra da Graciosa A Serra da Graciosa, que liga a Região Metropolitana de Curitiba a Antonia, PR, certamente é um dos caminhos mais bonitos para viajar de carro e um ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*